Sejam bem-vindos a Putaqueopariu. Nossa localidade fica depois de onde Judas Perdeu as Botas, próximo dos Cafundó e Onde o Vento faz a Curva, um pouco antes do Fim do Mundo. Somos uma comunidade suburbana onde todos se conhecem e falamos mal uns dos outros.
Temos quase de tudo por aqui. Padaria, mercearia, videolocadora, borracharia, carrocinha de cachorro-quente, buteco de esquina, floricultura, farmácia, avícola, despachante, papelaria, entre outros serviços. O que falta a gente resolve na “Cidade”. Temos uma linha de ônibus com o nosso nome que passa na principal rua, a mesma onde fica a escola, a pracinha, o centro comunitário e a igreja católica. Tem também a “dos Crentes”, mas essa fica naquele morro mais afastado.
Somos uma localidade pacífica, apesar do nome. O índice de criminalidade é baixo, mesmo com os malacos tomando conta de nossas ruas no período da noite – começo da noite, quero dizer, eles também dormem cedo, se não levam esporros de suas mães.
Muitos de nós vamos até a Cidade para trabalhar. Mas voltamos para a Putaqueopariu às 18h e os homens vão direto ao buteco da esquina. É lá onde tomamos uma gelada, tiramos um sarro da rodada do fim de semana do futebol e voltamos para casa. Os adolescentes e jovens têm tomado conta do buteco depois das 22h, o que gerou uma revolta na comunidade. Seriam eles, uns vagabundos?
Vivemos reclamando da prefeitura. Ela sempre nos esquece. Os políticos vem até aqui na época de eleições e depois somem. A pracinha precisa de uma reforma, a escola, de uma ampliação e quando chove, ocorre alamentos em alguns comércios, mas ninguém faz nada – nem nós. O nosso vereador, que sempre muda de partido, discursa sobre nós na Câmara, mas pouco consegue com isso.
Se você, leitor, quiser conhecer a Putaqueopariu, fique à vontade. Dê uma passada no buteco, coma o nosso cachorro-quente e compre fiado na mercearia. Mas vem no final de semana, porque teremos festa da igreja. Nada como um bingo, costela e música. Vai tocar uma dupla sertaneja, que faz cover daquela dupla que toca na rádio e na novela…